Conectado por

Aripuanã

GARIMPO: Senador Wellington Fagundesbusca solução para conflitos em Aripuanã


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira, 9, o senador Wellington Fagundes externou preocupação com a situação de conflito entre garimpeiros e forças federais de segurança em uma mina de ouro na região de Aripuanã (950 km a noroeste de Mato Grosso), mais precisamente na Serra de Santo Expedito.

Wellington sugeriu a possibilidade de apresentação de um projeto de lei para que municípios regularizem terras de forma independente, permitindo que pequenos garimpeiros, cooperativas e associações possam tirar do solo seu sustento, sem prejudicar o trabalho feito por empresas especializadas.

No mesmo dia, Wellington solicitou uma audiência junto à diretoria da Agência Nacional de Mineração (ANM), com a presença do prefeito Jonas Canarinho e o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, para dar andamento ao assunto de forma célere. Na ANM, as autoridades pediram auxílio da agência inclusive com uma possível proposta de legislação para fomentar o trabalho do garimpo sustentável, sem prejudicar a oferta de serviços das grandes operadoras da mineração.

“A organização, a legislação mais clara e a oportunidade igual certamente reduzem conflitos e diminuem sobremaneira o trabalho irregular ou mesmo ilegal”, afirmou o senador, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios. Wellington ponderou ainda que, no local, existe um grande projeto de mineração, por meio de uma empresa de renome, e que este trabalho será fundamental para desenvolver o Estado e principalmente a região. “Mas temos que garantir que os pequenos tenham oportunidades também”, alertou o senador do PL.

O prefeito Jonas agradeceu ao senador Wellington Fagundes pela agenda imediata na ANM e afirmou que a prefeitura reconhece o registro do subsolo como sendo da empresa NEXA, que investiu cerca de R$ 1,5 bilhão. Mas disse ainda que, assim como no conflito semelhante ocorrido em Pontes e Lacerda há alguns anos, é necessário uma “mediação entre garimpeiros, o Governo Federal e a empresa de exploração do solo”. Segundo ele, a prefeitura jamais buscará inviabilizar um empreendimento tão importante, mas a região não pode ser “marcada por crimes e violência”.

VEJA AINDA:

Prefeito de Aripuanã decreta situação de emergência após garimpeiros ocuparem ruas da cidade

Depois da desocupação do garimpo ilegal pelas forças de segurança, o prefeito Jonas Rodrigues da Silva, o Jonas Canarinho (PR), de Aripuanã, 976 km…

ARIPUANÃ: Família reconhece corpo de garimpeiro morto pelo Bope com 2 tiros no peito

A família de José Maria dos Santos, 45 anos, de Rondônia, baleado com 2 tiros no peito e morto na segunda (7) em confronto…

Operação Trypes: 2ª fase resulta na destruição de maquinário e implosão das cavas em…

A Polícia Federal, atuando desde segunda-feira, 07 de outubro, na 2ª fase da Operação Trypes em cooperação conjunta com forças de segurança do Estado…

VÍDEO: Operação Trypes resulta na destruição de maquinário em garimpo de Aripuanã

Forças policiais estão atuando desde segunda-feira, 07 de outubro, em Aripuanã. é a 2ª fase da Operação Trypes em cooperação conjunta com forças de…

Nexa e Senai promovem nova etapa gratuita de qualificação em Aripuanã/MT com 350 vagas

Inscrições já estão abertas para os cursos de Pedreiro de Alvenaria, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo Uma nova etapa do Programa de Qualificação…
video

Clima de Guerra: Aos gritos de #GloboLixo garimpeiros em Aripuanã/MT expulsam jornalistas da Globo

Veja tambem: GARIMPO ILEGAL: Rondoniense morre em confronto com policiais durante operação em Aripuanã/MT 8 de outubro de 2019 Uma pessoa morreu em confronto com policiais do…

GARIMPO ILEGAL: Rondoniense morre em confronto com policiais durante operação em Aripuanã/MT

Uma pessoa morreu em confronto com policiais do Batalhão de Operações Oficiais (Bope) e federais na tarde desta segunda-feira (7), na 2ª fase da…

Após interdição, garimpeiros fazem protesto e fecham avenida central em Aripuanã (MT); veja vídeo

Garimpeiros que ocupavam uma área para extração de ouro irregular, em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá, fizeram um protesto na manhã desta terça-feira,…

Representante dos garimpeiros manifesta contra a forma de desocupação do garimpo em Aripuanã

Diante da ação do fechamento do garimpo, o senhor Antônio Vieira da Silva, que representa o sindicato dos garimpeiros (SINDMINÉRIO), que solicitou direito de…
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
https://rondonia.ro.gov.br/portal/



Desenvolvimento
 Bônus de boas-vindas
Desenvolvimento: Portalrondonia.com